Bem Vindo ao Novo Site
29 de setembro de 2014
Treinamentos de Segurança
30 de setembro de 2014

O uso do EPI é importante para a preservação da saúde e integridade física dos funcionários. As empresas por lei estão obrigadas a disponibilizar os mesmos e exigir o seu uso. Além de ser uma regra, uma lei, é um ato de respeito e preocupação com o seu funcionário. Toda empresa que se preza, além de fornecer e estimular o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, também devem oferecer um treinamento de EPI aos seus funcionários, afim de esclarecer a forma de usar e preservar os equipamentos.

É uma realidade o descaso de alguns funcionários que mesmo sendo disponibilizado os Equipamentos de Proteção Individual e os treinamentos necessários para utilização dos mesmos, ainda assim evitam o seu uso. Mesmo assim, a empresa deve continuar estimulando e orientando aos mesmos quanto a importância do uso dos EPI`s, sendo uma obrigação do funcionário e podendo em casos mais complexos oferecer uma advertência e posteriormente uma suspensão, caso ainda o funcionário volte a faltar com o uso poderá ser demitido por justa causa.

Todas essas informações constam e são protegidas por lei conforme a NR 06 aonde diz que o EPI é todo e qualquer dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Diz também que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente o EPI adequado ao risco que o mesmo se expõe. Estando o EPI em perfeito estado de conservação e funcionamento desde que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho. A empresa ainda deve exigir o uso dos EPIs pelos seus funcionários durante a jornada de trabalho, realizar orientações e treinamentos sobre o uso adequado e a devida conservação, além de substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado. Já os funcionários também têm seus direitos e deveres conforme a NR (Norma Regulamentadora) sendo responsabilidade dos empregados usar corretamente o EPI durante o trabalho, mantendo sempre em boas condições de uso e conservação.

Portanto fiquem ligados! A empresa deve estimular, e o funcionário deve sempre usar os Equipamentos de Proteção Individual. Assim todos podem dormir em paz e perfeita sintonia.

Deixe uma resposta